
2371
Município7390
Viver8189
Visitar8746
Investir7424
Caracterização Económica8393
Medidas de Incentivos4308
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha2760
Zona Industrial9673
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico1416
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)8314
Iniciativas3062
Newsletter Incubadora de Empresas
No âmbito do projeto Desperdício Zero no Mercado Municipal de Albergaria-a-Velha “A Praça”, o Município está a desenvolver uma campanha de sensibilização contra o desperdício alimentar. Nas bancas dos/as vendedores/as, os munícipes podem levantar, gratuitamente, um calendário de parede e o primeiro caderno da coleção Desperdício Alimentar com dicas úteis para não estragar comida.
“O objetivo da campanha é reduzir os impactos ambientais decorrentes do desperdício alimentar e levar a comunidade a alterar os seus hábitos de consumo, conscientes da importância de evitar que os alimentos vão parar ao lixo quando podem ser melhor aproveitados”, explica Sandra Almeida, Vereadora do Ambiente.
As sugestões que se encontram em cada mês do calendário não só ajudam as pessoas a desperdiçar menos alimentos, mas também a economizar tempo e dinheiro. Ao pensar mais sobre a comida que deitamos fora todos os dias nas nossas casas, é possível criar uma mudança positiva para conservar alguns dos recursos mais valiosos do Mundo. Levar sempre uma lista de compras bem pensada antes de ir ao mercado, ter cuidado com as promoções que impliquem a compra de maiores quantidades, fazer compras a granel e colocar os alimentos nos locais corretos no frigorífico são algumas dicas que constam no calendário e que podem ser recortadas e guardadas após o término do ano.
No primeiro caderno da coleção, além de conselhos úteis, são apresentados alguns dados estatísticos sobre o tema e que promovem uma reflexão consciente sobre os nossos hábitos diários.
Em termos anuais, 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos adequados ao consumo humano perdem-se ou são desperdiçados no Mundo. Em Portugal, cada pessoa desperdiça cerca de 100 quilos de alimentos por ano. Frutas, hortaliças, raízes, tubérculos, peixe e produtos marinhos são os alimentos com maior taxa de desperdício.