
2688
Município6598
Viver8952
Visitar6495
Investir1705
Caracterização Económica6089
Medidas de Incentivos404
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha9297
Zona Industrial1841
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico1719
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)8991
Iniciativas2456
Newsletter Incubadora de Empresas
É possível comprar terrenos na Lua?
Quanto tempo demora uma estrela a morrer?
Quando é que o Sol se vai transformar num “biscoito”?
Na noite de 15 de agosto, as famílias Albergarienses puderam descobrir muitas curiosidades sobre os vários corpos celestes em mais uma edição da atividade “Astronomia no Verão”, organizada pela FISUA - Associação de Física da Universidade de Aveiro, no âmbito do projeto “Ciência Viva no Verão em Rede”.
Recorrendo a imagens captadas por um telescópio digital, o dinamizador da sessão, José Matos, descreveu as principais características da Lua e partilhou algumas lendas e factos curiosos, como a “venda” de terrenos neste satélite natural, acessível a qualquer habitante da Terra e que inclui a atribuição de um certificado de propriedade. Além da Lua, a viagem pelo céu noturno incluiu a observação de estrelas, algumas já a “caminharem” para o seu término, e falou-se igualmente do final inevitável da maior estrela de todas – o Sol – que desaparecerá daqui a vários milhões de anos.
As sessões “Astronomia no Verão” têm atraído muitas pessoas ao longo dos anos, incluindo famílias, cujos filhos participam no projeto “Ciência e Astronomia na Escola”, proporcionado pela Câmara Municipal, no âmbito da Agenda Municipal da Educação. Esta atividade, dirigida às crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, visa incrementar o conhecimento e o gosto pelo estudo da ciência experimental, assim como o conhecimento dos fenómenos do universo. No próximo ano letivo os mais novos podem contar com mais sessões nas suas escolas, com novas descobertas e mistérios revelados.