
1849
Município8463
Viver7289
Visitar9788
Investir4052
Caracterização Económica4041
Medidas de Incentivos9488
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha9201
Zona Industrial6554
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico4364
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)1912
Iniciativas3041
Newsletter Incubadora de Empresas
Decorreu, esta manhã, na Câmara Municipal, a reunião de apresentação da equipa do CLDS 5G com a presença dos elementos da direção da PRAVE – Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha e do Executivo Municipal. Este encontro formalizou o arranque do CLDS 5G no Concelho.
Desde 2015, a PRAVE é a entidade executora do programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) no Concelho. Com a nova candidatura, pretende dar continuidade às atividades criadas e desenvolvidas nas anteriores gerações deste programa, adequando-as às problemáticas, entretanto, emergentes no território.
Com o CLDS 5G visa-se reforçar as políticas de inclusão social e o combate à pobreza em Portugal, encarando o território como uma dimensão essencial para a sua concretização, concentrando as intervenções nos grupos populacionais que evidenciam fragilidades mais significativas e promovendo a mudança em consideração com os fatores de vulnerabilidade.
Tendo em conta os instrumentos de planeamento do território, nomeadamente o Plano de Desenvolvimento Social, o Plano Municipal de Proteção Civil, o Diagnóstico Social e o Radar Social, é possível perceber as áreas de intervenção prioritária, sendo sobre estas que se pretende intervir, no âmbito das ações a desenvolver neste CLDS 5G.
Através de uma equipa de profissionais especializada e multidisciplinar, vai-se manter a intervenção direta com a população mais desfavorecida, potenciando competências e promovendo a sua inclusão social. Numa atuação a nível macro, serão ainda criadas sinergias com parceiros estratégicos, alavancando, no âmbito da complementaridade, iniciativas e atividades que possam estar já a ser desenvolvidas no território. Este trabalho em rede permite não só uma maior abrangência e efetividade das atividades desenvolvidas, como também promove a sustentabilidade futura destas ações.