
7187
Município7035
Viver1735
Visitar1303
Investir7541
Caracterização Económica365
Medidas de Incentivos4350
Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha3807
Zona Industrial5316
Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico6826
Serviço de Atividades Económicas, Apoio ao Empreendedorismo e Turismo (SAET)7155
Iniciativas289
Newsletter Incubadora de Empresas
O Município de Albergaria-a-Velha vai integrar o projeto Comunidades Criativas para a Inclusão Digital (CCID) que visa promover a inclusão digital de grupos populacionais com mais dificuldades em aceder às novas tecnologias.
As CCID estão a ser desenvolvidas no âmbito do Eixo 1 da Iniciativa Nacional para as Competências Digitais e.2030 | Portugal INCoDe.2030. As diferentes ações do Eixo 1 visam promover o acesso igual de todos às novas tecnologias e o desenvolvimento de competências digitais, para que os cidadãos possam aceder à informação publicada online e utilizar as diversas ferramentas para comunicar e interagir com entidades e pessoas em diferentes locais do País e do Mundo.
A exclusão digital pode constituir um obstáculo ao exercício pleno da cidadania, não permitindo que grupos populacionais mais vulneráveis tenham uma voz ativa nos assuntos que lhes dizem respeito. Em Albergaria-a-Velha, as ações de inclusão digital vão englobar a população sénior e pessoas com deficiência e/ou incapacidade, privilegiando-se os projetos de cooperação intergeracional.
Para Catarina Mendes, Vereadora da Educação e Ação Social, “esta iniciativa é uma oportunidade de consolidar algumas atividades que o Município já desenvolve e de integrar novas ações (e equipamentos) que venham preencher lacunas existentes”. Para o Executivo Municipal é importante melhorar o acesso à informação, facilitando a comunicação, a interação, a aprendizagem ao longo da vida, numa abordagem tecnologicamente acessível, promovendo a partilha e a solidariedade entre gerações, incentivando relações de vizinhança e de amizade nas populações. “A inclusão digital é mais uma área potenciadora da coesão social de Albergaria-a-Velha”, afirma Catarina Mendes.