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PSICOLOGIA
O Programa Educ@RA – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), no âmbito da ação da equipa multidisciplinar, propõe na área da psicologia as seguintes ações de sensibilização:
E DEPOIS DO 9.º ANO?
Público-alvo: Alunos do 8º e 9º anos
Temas: Orientação vocacional, sistema de educação e formação
Duração: 3 sessões (60 minutos)
Objetivos:
- Debate sobre temas ligados a escolhas, riscos, dúvidas, incertezas, decisão, autoconhecimento, valores profissionais, interesses vocacionais, profissões, sistema de educação e formação.
BULLYING EM CONTEXTO ESCOLAR
Público-alvo: 2º e 3º Ciclo
Tema: Prevenção da violência em contexto escolar
Duração: 1 sessão (60 minutos)
Objetivos:
- Sensibilização dos alunos para a temática.
- Comunicação assertiva.
- Resolução de conflitos.
- Estratégias de prevenção de comportamentos agressivos.
O PAPEL DOS PAIS NO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
Público-alvo: Pais
Tema: Orientação vocacional
Duração: 1 sessão (60 minutos)
Objetivos:
- Integração dos pais no processo de Orientação vocacional dos filhos.
- Participação no processo de tomada de decisão.
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NA INTERNET QUEM DEFINE AS BARREIRAS ÉS TU!
Público-alvo: Alunos do 3º ciclo e ensino secundário
Tema: O uso problemático da internet e do smartphone
Duração: 1 sessão (60 minutos)
Objetivos
- O uso excessivo da internet (como uma dependência).
- Sintomatologia das dependências online.
- Estratégias, regras e monitorização do uso da internet.
ANSIEDADE E DESEMPENHO ESCOLAR
Público-alvo: Professores e pais
Tema: Lidar com a ansiedade em contexto escolar
Duração: 1 sessão (60 minutos)
Objetivos
- Etiologia da ansiedade.
- Identificação dos sintomas de ansiedade mais comuns em adolescentes.
- Estratégias de coping (conjunto de esforços, cognitivos e comportamentais, utilizado para lidarem com exigências específicas, externas ou internas).
- Estratégias para minimizar a ansiedade em contexto escolar.
Inscrições | Ação de Sensibilização "Ansiedade e Desempenho Escolar em Tempos de Pandemia"
Como lidar com situações de perda e luto
Público-alvo: Pais e professores
Tema: Como lidar com situações de perda ou morte
Duração: 1 sessão (60 minutos)
Objetivos
- Reações mais frequentes da criança à perda ou luto.
- Recomendações aos pais (o que posso fazer para ajudar o meu filho).
- Perguntas mais frequentes (debate).
- Que livros posso ler para ajudar o meu filho.
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INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E O SUCESSO ESCOLAR
Público-alvo: Professores
Tema: Inteligência emocional
Duração: 1 sessão (60 minutos)
Objetivos
- Compreensão dos fatores que poderão influenciar o desempenho e o sucesso dos estudantes.
- Reflexão acerca de estratégias que permitam desenvolver a inteligência emocional.
- A importância das emoções na educação.
TRAÇA O TEU CAMINHO
Público-alvo: Alunos do 3º ciclo e ensino secundário
Tema: Prevenção dos consumos na adolescência
Duração: 1 sessão (60 minutos)
Objetivo
- Sensibilização face às consequências do consumo de drogas.
Oficina de Formação “PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM, COLABORAÇÃO E PARTILHA PARA A CIDADANIA” clique aqui
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AÇÃO SOCIAL
O Programa Educ@RA – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), no âmbito da ação da equipa multidisciplinar, propõe na área da ação social as seguintes ações:
Programa de Consciencialização Parental: Educar SemBarreiras
Público-alvo: Encarregados de Educação (pré-escolar e 1º ciclo)
Dimensão: entre 10 a 15 elementos
Duração: 6 sessões (60 minutos por sessão)
Objetivos
- Incentivar à consciencialização e adequação da comunicação familiar e criar estratégias que permitam aos pais assegurar um exercício de parentalidade consciente.
- Desenvolver competências parentais, pessoais e sociais.
- Promover estratégias na delineação de regras e limites no exercício da parentalidade.
- Fomentar a importância da atenção positiva.
- Incitar os pais para a importância do seu envolvimento na escola.
Ação de Sensibilização "Delineação de Regras em Contexto Familiar" 17 de março - clique para se inscrever
Ação de Sensibilização – Comunicar com Adolescentes
Público-alvo: Encarregados de Educação (2º, 3º ciclo e secundário)
Duração: 1 sessão (60 minutos)
Objetivos:
- Identificar problemas na comunicação.
- Delinear estratégias de melhoria da relação e da comunicação entre pais e filhos.
- Reforçar a assertividade e a capacitação para a resolução de problemas.
- Promover competências parentais conscientes e positivas.
Ação de Sensibilização - A Atenção Positiva no exercício da Parentalidade
Público-alvo: Encarregados de Educação
Duração: 1 sessão (60 minutos)
Objetivos:
- Promover competências parentais conscientes e positivas.
- Encorajar ao recurso da atenção positiva no exercício da parentalidade consciente.
Ação de Sensibilização - Delineação de regras em contexto familiar
Público-alvo: Encarregados de Educação
Duração: 1 sessão (60 minutos)
Objetivos:
- Promover a importância da comunicação como base na relação familiar.
- Identificar estratégias para a criação de regras e limites familiares.
Ação de Sensibilização – Relação Escola-Família: Foco no Envolvimento parental
Público-alvo: Encarregados de Educação
Duração: 1 sessão (60 minutos)
Objetivos:
- Incitar ao envolvimento dos Encarregados de Educação na Escola e nas atividades escolares.
- Fortalecer a relação Escola-Família.
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TERAPIA DA FALA
O Programa Educ@RA – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), no âmbito da atividade do Portal SEMBARREIRAS.ORG e da ação da equipa multidisciplinar, propõe na área da terapia da fala as seguintes ações:
RASTREIO DE LINGUAGEM E FALA RALF
Público-alvo: Crianças do pré-escolar.
Objetivo: Identificação de crianças com necessidade de uma avaliação em Terapia da Fala.
Resumo: Rastreio de aplicação rápida, a realizar pelo Educador de Infância.
AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO
Rastreio de Linguagem e Fala RALF
Público-alvo: Educadores de Infância.
Objetivo: Capacitação dos Educadores de Infância para a aplicação do RALF.
Resumo: Uma sessão de apresentação dos procedimentos com duração de 30 minutos.
DISTRIBUIÇÃO DE KIT DE ESTIMULAÇÃO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Público-alvo: Educadores de Infância e crianças do ensino pré-escolar.
Objetivo: Entrega de um Kit de material pedagógico ao Agrupamento de Escolas, para uso em sala de aula.
Resumo: Entrega de um kit de jogos acompanhado de ficha técnica com linhas orientadoras para o uso do material.
AÇÃO DE CURTA DURAÇÃO
“Desenvolvimento da Consciência Fonológica – Elaboração de Material Pedagógico”
Público-alvo: Educadores de Infância.
Objetivo: Aquisição de noções fundamentais relacionadas com a consciência fonológica, bem como elaboração de material pedagógico de promoção da metafonologia.
Resumo: Ação teórico-prática com a duração de 6 horas.
AÇÃO DE CURTA DURAÇÃO
“Influência da Música no Desenvolvimento da Linguagem”
Público-alvo: Educadores de Infância
Objetivo: Sensibilização para o uso da música como ferramenta na promoção do desenvolvimento da linguagem verbal oral.
Resumo: Ação teórico-prática com a duração de 6 horas.
Inscrições | Ação Curta Duração "A Influência da Música no Desenvolvimento Linguístico"
AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO
“Estimulação da linguagem: O Papel da Escola e da Família”
Público-alvo: Pais e Encarregados de Educação.
Objetivo: Sensibilização para o uso de estratégias de estimulação formal e informal da linguagem, bem como reconhecimento de sinais de alerta.
Resumo: Ação informativa de consciencialização para as boas práticas parentais com a duração de 2 horas.
clique aqui para se inscrever
Contactos
educara@regiaodeaveiro.pt
Tel. 967 746 436
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GRUPOS DE FOCO
O ProgramaEduc@RA – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), no âmbito da ação da equipa de multidisciplinar de apoio socio educativo,convida a comunidade escolar à participação nos grupos de foco para reflexão e discussão de temas ligados à educação, de relevância no contexto educativo. Estes grupos de foco contarão com a participação de convidados especialistas nas diversas áreas.
JUN. 2020
QUANDO A MINHA CASA É A ESCOLA
Adaptação das dinâmicas familiares,tendo por base a nova realidade do ensino à distância. Estratégias para gerir a ansiedade pessoal e familiar.
Perspetivas para o próximo ano letivo.
Público-alvo: Pais e Encarregados de Educação.
NOVAS ESCOLHAS: ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
Enquadramento dos vários percursos formativos e saídas profissionais. Reflexão sobre escolhas e partilha de dúvidas e incertezas.
Público-alvo: Alunos do Ensino Secundário.
SET. 2020
MOTIVAÇÃO PARA O SUCESSO ESCOLAR
Influência da motivação na aprendizagem e no sucesso escolar. Estratégias potenciadoras do interesse e empenho escolar.
Público-alvo: Professores, Pais e Encarregados de Educação.
PERTURBAÇÕES DE LEITURA E ESCRITA
Reflexãosobre os váriosmétodos de aprendizagem da literacia. Fatores subjacentes às alterações da leitura e da escrita. Discussão de casos práticos.
Público-alvo: Professores do 1.ºCiclo.
OUT. 2020
PRODUTIVIDADE E SAÚDE MENTAL
Reflexão sobre de que forma a saúde mental tem impacto nos níveis de produtividade. Reconhecer os sinais e prevenir o Burnout.
Público-alvo: Professores do Ensino Básico e Ensino Secundário.
INTERNET: PRÓS E CONTRAS
O uso da internet e dos dispositivos móveis, vantagens e desvantagens da sua utilização em contexto escolar e familiar. Sugestão de estratégias, regras e monitorização do uso dos mesmos.
Público-alvo: Pais e Encarregados de Educação.
NOV. 2020
CYBERBULLYING E SEGURANÇA ONLINE
Exploração do conceito Cyberbullying.
Recomendações para prevenção do cyberbullying-vítima ou testemunha. Segurança online.
Público-alvo: Alunos do 3.ºCiclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.
SOFTSKILLS: COMO DESENVOLVÊ-LAS NA SALA DE AULA
Competências pessoais e sociais em sala de aula (ex.trabalho em equipa, respeito, assertividade, empatia, comunicaçãooral, ...).
Público-alvo: Professores do Ensino Básico e Ensino Secundário.
TERAPIA SNOEZELEN E ESTIMULAÇÃO MULTISSENSORIAL
Ferramentas utilizadas orientadas para o relaxamento multissensorial, estimulação cognitiva e interação social.
Benefícios desta abordagem nas crianças com perturbações do desenvolvimento e comportamento.
Implementação desta abordagem como forma de inclusão.
Público-alvo: Educadores de Infância.
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CONCURSOS
Concurso Escola Empreendedora da Região de Aveiro
Concurso Intermunicipal "As Olimpíadas da Cidadania e do Património"
- Regulamento
- Flyer