ROTEIROS DIGITAIS: LER O MUNDO COM FERRAMENTAS GOOGLE E A WEB 2.0
Teresa Pombo
Equipa PNL 2027
Nota Biográfica
Teresa Pombo é docente de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico, Mestre em Ciências da Educação na área das Tecnologias Educativas e Formadora de Docentes nas áreas de Educação para os Media e Tecnologias Educativas.
Entre 2010 e agosto de 2017, colaborou a tempo parcial com a Direção-Geral da Educação onde desenvolveu diversos projetos, a nível nacional e europeu, no âmbito da integração curricular das tecnologias (projetos inGenious e CPDLab) e da educação para os media (blogues educativos e jornais escolares, co-autoria do Referencial de Educação para os Media, publicado pela DGE em 2014).
Entre 2008 e o início de 2018, desenvolveu, a título pessoal, o projeto “Viagens literárias” cujo principal objetivo é providenciar aos professores apoio e desenvolvimento profissional sobre o uso de recursos educativos digitais criados com ferramentas Google (Google Earth, Google Meus Mapas, Google Tour Builder, Google Drive e Youtube). Pertence à Direção do Google Lit Trips, projeto literário reconhecido internacionalmente cujos recursos são inteiramente disponibilizados sem qualquer custo. Este projeto foi nomeado pela Asia Society como um dos vencedores do Goldman Sachs Foundation Prize for Excellence in International Education em 2008 e, em 2010, pelo Tech Museum of Innovation como um dos vencedores do Microsoft Education Award for Technology Benefitting Humanity.
Em setembro de 2017, iniciou a colaboração com a Equipa do Plano Nacional de Leitura 2027 onde desenvolve as áreas das literacia digital e dos media, apresentando o projeto Roteiros Digitais de Leitura e outras iniciativas que visam a promoção da literacia digital, da leitura e a escrita com as ferramentas do século XXI.
Sinopse
O Plano Nacional de Leitura 2027 implementou em 2018, com diversos objetivos, um repositório digital de Roteiros de Leitura, construídos com ferramentas Google em articulação com outras ferramentas digitais e com propósitos sobretudo didáticos. Grande parte dos roteiros são realizados em torno de obras recomendadas pelo PNL2027 e outras obras previstas nas Aprendizagens Essenciais ou outras. Outros exemplos promovem leituras temáticas ou de autores específicos.
Este projeto visa reforçar o entendimento do potencial da literacia digital na promoção da competência leitora, dotando professores e alunos de novos recursos e estratégias, tendo em conta os seguintes objetivos:
- Potenciar a presença e a projeção mediática da leitura nos meios escritos, impressos e digitais, em presença e na Internet;
- Associar a leitura às ciências, às humanidades, às artes e às tecnologias digitais, de acordo com uma nova ecologia que se faz de múltiplas literacias.
Este Workshop pretende contribuir para o alargamento do conhecimento das potencialidades das ferramentas digitais para a promoção da leitura e escrita associando a leitura ao conhecimento do mundo e da sociedade que nos rodeia.
Além de ser proposta a análise de alguns roteiros já publicados, os participantes deste projeto iniciarão o desenho de um roteiro no contexto da sua área de trabalho.
Mais informação sobre esta iniciativa do PNL2027 disponível em https://pnl2027.gov.pt/np4/rdl_apresentacao.html.