PAINEL II
Ana Pessoa - Parar, escutar e olhar
Um mundo sem arte é um mundo pobre, sem contemplação, sem imaginação, sem mudança. Ninguém quer viver num mundo assim. Mas para imaginar e criar, é preciso prestar atenção. Por outras palavras, é preciso parar, escutar e olhar. Quando paramos, escutamos e olhamos, o tempo parece demorar mais tempo. É um tempo de vigília e contemplação. É um tempo quieto e admirado. Todos nós sabemos que tempo é esse. Não é uma dimensão exclusiva dos escritores ou dos artistas. E no entanto a sensação que temos hoje em dia é a de que ninguém parece ter acesso a esse tempo de reflexão e contemplação. Num mundo em constante aceleração parece cada vez mais difícil abrandar e prestar atenção. Passamos o tempo desligados do tempo, sem nunca pensarmos que o tempo passa e que o tempo que temos pela frente é tão somente o tempo que nos resta. Para que serve ler e escrever numa época em que estamos tão entretidos a fazer outras coisas? Para mudarmos o mundo, para desacelerarmos, a escola tem não só de saber parar, escutar e olhar, como de ensinar os alunos a pararem, a escutarem e a olharem.
Miguel Gouveia - Nós Voz Eles
A leitura em voz alta, ao interpretar obras de arte, pode ser uma arte, mas não é uma ciência. E a arte é relativa ao artista, à época e às circunstâncias onde se exerce. Há tantas formas de ler como de cantar, pintar, etc. Devemos aprender as regras para depois as “esquecermos” e nos definirmos enquanto leitores-artista segundo a nossa individualidade, temperamento. Lemos pelo que somos e não pelo que sabemos, pelo que, para além de ser uma ferramenta de análise literária, também pode ser uma ferramenta de auto-conhecimento.
Capicua - Mão Verde
A Mão Verde começou por ser um concerto de música para crianças que se transformou num livro-disco ecologista editado em 2016. O seu incrível acolhimento, junto de crianças, famílias e comunidade escolar, com vários exemplares vendidos, muitas atividades educativas associadas e muitos concertos pelo país, precipitou a vontade de concretizar um novo capítulo - "Mão Verde II" (2022).
Isabel Nina - Moderadora
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante Português/Inglês (Universidade de Coimbra).
Mestre em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares (Universidade Aberta), com a tese "Da leitura ao prazer de ler: contributos da biblioteca escolar".
Pós-graduação em Tecnologias de Informação e de Educação (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).
É, desde 2007, coordenadora interconcelhia da RBE, apoiando nove concelhos (Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Cantanhede, Estarreja, Oliveira do Bairro, Montemor-o- Velho, Soure e Vila Nova de Poiares).
Em voo de aprendizagem e de partilha...