PAINEL I
Andreia Brites – Semana da Leitura: Como a promoção da leitura também é didática
Nesta apresentação analisaremos a intencionalidade didática de cinco desafios de promoção da leitura lançados às escolas no âmbito da Semana da Leitura. Como pode a promoção da leitura ser didática?
Ana Mourato - Como dar lugar aos dragões nos livros álbum
Poderá um livro de literatura para a infância, nomeadamente um livro álbum, acolher os dragões que existem dentro de nós? Poderão os livros dar colo aos conflitos internos acordando, de forma criativa e contentora, o pensamento introspetivo das crianças, adolescentes e adultos?
Miguel Horta - Mediação leitora e exclusão
A educação promotora de práticas e competências de literacia da leitura para todos.
A leitura inclusiva enquadrada na Agenda 2030 (ODS 4, 10,11).
Desafios à mediação leitora em contextos de exclusão.
José Saro - Moderador
Transeunte pelas letras e pelos livros metamorfoseado em fazedor de bibliotecas e recreador de leituras. Entre o mago principiante e o aprendiz diplomado se tem a evolução biográfica e profissional.
Formado na Universidade de Coimbra na área das Humanidades, tem desempenhado funções de Professor do Ensino Secundário e Ensino Superior. Doutorado em Biblioteconomia pela Universidade de Salamanca (2009), tem lecionado em várias universidades, como professor convidado, orientado teses de mestrado e feito parte de júri de pós-graduação na área da documentação e biblioteconomia.
Tutor no TEKA - Projeto Gulbenkian de Formação de Professores e Desenvolvimento das Bibliotecas Escolares. Formador de professores em variadas ações de formação. Palestrante em diversas ações de formação em Portugal e no estrangeiro com publicação de artigos.
Motivado por uma área que funde a Literatura e a Ciência como a formação Experiências com Letras: Literatura e Ciência. Esteve diretamente implicado na ideia e implementação de dois projetos com a Universidade de Aveiro (Newton gostava de Ler e Histórias com Ciência na Biblioteca Escolar, ainda em implementação) parecerias que promoveu entre a Rede de Bibliotecas Escolares e a Fábrica Centro Ciência Viva e o Departamento de Línguas e Culturas, da UA, desde 2010 e 2016, respetivamente.
Desempenha as funções de Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares.