Português
  • Agenda de Eventos
  • Proteção Civil e Florestal
  • a minha rua
  • Espaço Saúde
  • SIG
  • GEPE
  • Ofertas de Emprego - GIP
  • VortalGOV
  • AME
  • AME - plataforma

ok
Arquivo Municipal
A sua opinião
> Missão > História 
> Espaço > Competências 

O Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha tem como missão recolher, tratar e promover o acesso à documentação histórica do Município, preservando, assim, a sua memória colectiva.

[Voltar ao Topo]



O Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha, inaugurado a 21 de Novembro de 2008, fica situado no edifício da Antiga Cadeia, edifício mandado construir em 1901 pelo Presidente da Câmara Municipal, Bernardino Máximo de Albuquerque. A 10 de Março de 1906, foram para ali transferidos os primeiros presos, tendo funcionado como centro de detenção até ao início dos anos 70 do século passado. Daí até meados dos anos 80, mais propriamente até 1986, esteve o espaço encerrado, altura em que foi adaptado para acolher, temporariamente, os Serviços da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal, enquanto decorreram as obras de requalificação do edifício dos Paços do Concelho. A partir de 1993, o edifício albergou diversos serviços, entre os quais a Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico Nº 3, a Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) e o Centro para a Divulgação das Tecnologias de Informação (CDTI).

Em 2002, a autarquia considerou ser urgente criar um espaço próprio para instalar o Arquivo Municipal na medida em que os documentos da autarquia se encontravam espalhados por vários locais e, em alguns casos, sem quaisquer condições de conservação ou de consulta. O Edifício da Antiga Cadeia pareceu ser o local ideal para este fim, tendo a Câmara Municipal iniciado o consequente processo que conduziu, em 2004, à apresentação de uma candidatura ao Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais (PARAM) para a integração do Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha na Rede Nacional de Arquivos e realização de obras de adaptação do edifício. A 17 de Fevereiro de 2005, foi celebrado um Acordo de Colaboração com o Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, homologado pelo então Secretário de Estado para os Bens Culturais, José Amaral Lopes, numa cerimónia realizada no Arquivo Distrital de Aveiro. Com este acordo, o Município garantiu um importante financiamento (40 %) para as profundas obras de requalificação que permitiram um espaço condigno para guardar a memória histórica do Município de Albergaria-a-Velha, tendo, ainda, a Câmara Municipal feito um importante investimento em mobiliário e equipamento.

[Voltar ao Topo]



O Arquivo Municipal tem uma área útil de 428 m2 e distribui-se por 3 pisos.
No piso térreo encontra-se a recepção, o depósito de documentos e um espaço para exposições, para além de um arrumo e instalações sanitárias.
No piso 1 está a zona de trabalho, com os gabinetes de classificação e tratamento de documentos, dois gabinetes técnicos e instalações sanitárias. Neste piso existe, também, uma sala de leitura e uma sala multiusos, onde se podem realizar diversas iniciativas de carácter cultural e pedagógico.
Finalmente, no piso 2, funciona a área de depósito de suportes audiovisuais e digitais.

[Voltar ao Topo]



- Definir uma política de gestão de todos os documentos recebidos, seja qual for a data, tipo ou suporte;
- Assegurar o serviço de leitura pública para a documentação à guarda do Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha;
- Desenvolver uma política de aquisição de arquivos privados, pessoais, de famílias ou empresas com relevância para a História do Município de Albergaria-a-Velha;
- Promover a divulgação da documentação existente através dos meios de comunicação e informação da autarquia;
- Dinamizar o espaço com iniciativas de carácter cultural e pedagógico, tais como exposições, debates ou visitas guiadas.

[Voltar ao Topo]


Aveiro Digital Portugal Digital Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Europa - O portal da União Europeia Créditos
Comentários e sugestões: informatica@cm-albergaria.pt ou info@cm-albergaria.pt
Copyright © 2018 Câmara Municipal de Albergaria