Português
  • Agenda de Eventos
  • Proteção Civil e Florestal
  • a minha rua
  • SIG
  • GEPE
  • Ofertas de Emprego - GIP
  • Central de Compras
  • VortalGOV
  • AME
  • AME - plataforma

ok
Sexto encontro formativo Para Além de Princesas e Dragões foi o maior de sempre

 

          Após cinco anos a decorrer na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, o encontro formativo Para Além de Princesas e Dragões passou para o Cineteatro Alba, dado o número crescente de inscrições. Na sexta edição, a maior de sempre, 150 pessoas partilharam experiências e trocaram opiniões sobre inovação, tecnologia e criatividade na Educação, com especial enfoque no papel da biblioteca numa sociedade em constante mutação.
          “Quando falamos de Educação, falamos de diferentes formas de intervenção que devem promover a inovação, o saber e o livro”, afirmou Catarina Mendes, Vereadora da Educação, na sessão de abertura, que teve lugar na tarde de 8 de março. No Ano Internacional da Colaboração, a autarca frisou que o trabalho em rede é fundamental nas escolas e nas bibliotecas, ainda mais, quando é imperativo adquirir novas competências para trabalhar com crianças do século XXI. 
          No primeiro dia do encontro formativo, de cariz mais teórico, foram apresentados dois painéis denominados Educar.Saber e Criar.Inovar. No primeiro painel, falou-se da importância dos livros como “máquinas do tempo”, da necessidade de combater a iliteracia com a participação das famílias e do papel da escola no exercício da liberdade e no combate à “desinformação” disseminada pela Internet e pelos meios de comunicação social. Já no segundo painel, foram partilhados casos de sucesso da integração da tecnologia nas salas de aula com vista a desenvolver novas competências nas crianças.
          No sábado, um dia mais prático, foram dinamizadas seis oficinas criativas, que abarcaram temas tão diversos como as novas tecnologias, a ilustração, a exploração sonora, os media, o teatro ou a dinamização da leitura.
          Para além da componente formativa, o Para Além de Princesas e Dragões contou com alguns momentos culturais na sexta-feira. Na abertura do evento, foi apresentada a performance LOCUS CORPUS, de Catarina Rodrigues, que explorou a relação entre a dança e o espaço do palco do Cineteatro Alba. Às 19h00 inaugurou-se a exposição de ilustração Telefone sem Fio, de Yara Kono, na Biblioteca Municipal e, às 21h30, após o jantar convívio, a tertúlia performativa Histórias com Música lá Dentro!, de Dulce Moreira e Mariana Santos, misturou palavras, sons e movimento para viajar entre contos, lendas e poemas sem idade no Espaço Café-Concerto.     




Data:12-03-2019
Aveiro Digital Portugal Digital Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Europa - O portal da União Europeia Créditos
Comentários e sugestões: informatica@cm-albergaria.pt ou info@cm-albergaria.pt
Copyright © 2019 Câmara Municipal de Albergaria