Português
  • Agenda de Eventos
  • Proteção Civil e Florestal
  • a minha rua
  • SIG
  • GEPE
  • Ofertas de Emprego - GIP
  • Central de Compras
  • VortalGOV
  • AME
  • AME - plataforma

ok
Historiadora Raquel Varela em destaque na programação da Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha

 

          A historiadora Raquel Varela regressa à Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha a 14 de fevereiro para apresentar a mais recente obra Breve História da Europa. A iniciativa, inserida no ciclo Conversa com…, é um dos destaques da programação do 1.º Trimestre de 2019 do equipamento cultural, que inclui ainda ações de formação, poesia e várias atividades para serem desfrutadas em família.
           Breve História da Europa é um ensaio histórico sobre os principais acontecimentos que marcaram o continente entre 1917 e 2017, com Raquel Varela a colocar o trabalho e as suas relações políticas e sociais no centro das grandes mudanças dos últimos 100 anos. A conversa com a autora tem lugar na quinta-feira, 14 de fevereiro, pelas 18h00.
          Na área da formação, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, juntamente com a Biblioteca Municipal de Ílhavo, vai receber nos dias 28 e 29 de março a II Conferência Internacional [Re]Pensar a Biblioteca Pública, que irá contar com oradores de vários países europeus, como Espanha, Reino Unido, Holanda e Dinamarca. Promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, a conferência vai debruçar-se sobre os “novos” lugares e funções das bibliotecas públicas com enfoque no gaming e makerspaces. Também em março, nos dias 8 e 9, tem lugar a sexta edição do Encontro Para Além de Princesas e Dragões, um momento formativo para bibliotecários, docentes e educadores, este ano, sobre o tema Educar.Saber.Criar.Inovar.
          As famílias são sempre um público privilegiado e, no primeiro trimestre de ano, há o regresso de duas atividades que têm esgotado as várias sessões desenvolvidas – Leituras em Movimento: Yoga em Família na Biblioteca, em que se estreitam os laços familiares com histórias e Yoga (19 de janeiro; 23 de fevereiro; e 16 de março) e Leituras com Sabor: Divercook em Família, sessões de alimentação saudável com receitas para serem confecionadas a várias mãos (9 de fevereiro).
          As efemérides também são comemoradas na Biblioteca Municipal. No âmbito do Dia Internacional do Amor, é dinamizada, na noite de 15 de fevereiro, uma sessão especial Histórias em Pijama, onde se reflete sobre os sentimentos nobres num ambiente aconchegante com cobertores, peluches e, é claro, pijamas. Já no Dia Mundial da Poesia, a 21 de março, os munícipes são convidados a partilhar os seus poemas preferidos numa tertúlia poética, que conta com a participação especial de várias coletividades do Concelho.
          Na promoção da leitura, o destaque vai para o criAtiva, um festival que pretende promover o gosto pelo livro e educar para a competitividade saudável entre estudantes. Na tarde de 9 de fevereiro, vão ser apurados os representantes de Albergaria-a-Velha no Concurso Intermunicipal de Leitura, promovido pela CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. Para as crianças mais pequenas, continuam as leituras encenadas Aos Sábados, Conto Contigo!, no primeiro sábado de cada mês.
          Finalmente, em termos de exposições, o público pode contar, em janeiro, com AveiroArte em Exposição, em fevereiro, com uma mostra alusiva ao Risorious – 7. º Festival de Humor e Arte de Albergaria-a-Velha e, em março, uma exposição de pintura do artista Helder Bandarra.         




Data:27-12-2018
Aveiro Digital Portugal Digital Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Europa - O portal da União Europeia Créditos
Comentários e sugestões: informatica@cm-albergaria.pt ou info@cm-albergaria.pt
Copyright © 2019 Câmara Municipal de Albergaria