Português
  • Agenda de Eventos
  • Proteção Civil e Florestal
  • a minha rua
  • Espaço Saúde
  • SIG
  • GEPE
  • Ofertas de Emprego - GIP
  • VortalGOV
  • AME
  • AME - plataforma

ok
Assembleia Municipal aprova orçamento superior a 15 milhões de euros

 

          O Orçamento e Grandes Opções do Plano 2019 do Município de Albergaria-a-Velha foi aprovado, por maioria, na Assembleia Municipal. Com um montante de 15 281 569 euros, o orçamento foi aprovado com 17 votos a favor, 8 votos contra e uma abstenção.
          “A promoção da coesão social e territorial é uma marca incontornável deste orçamento para 2019, através da manutenção de uma baixa carga fiscal sobre as famílias e de apoios aos mais desfavorecidos, da aposta na educação, cultura e desporto, do incentivo à iniciativa empresarial, da valorização da qualidade de vida e do estímulo à reabilitação urbana e eficiência energética”, diz António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, no sumário executivo dos documentos previsionais. 
          Embora seja um orçamento de continuidade, com a manutenção e reforço de projetos já consolidados nas áreas da educação, ação social, cultura e desporto, entre outras, as Grandes Opções do Plano 2019 dão uma grande ênfase às questões da sustentabilidade ambiental, reabilitação urbana e da melhoria da qualidade de vida da população.
          Já no primeiro trimestre do ano, o Município vai desenvolver um projeto de desperdício zero no Mercado Municipal “A Praça”, promovendo o reaproveitamento dos restos alimentares para compostagem, a redução da utilização do plástico com a introdução de sacos de papel, pano e cestos, bem como a disponibilização gratuita de bicicletas para o transporte de compras. Em termos de mobilidade, vai-se continuar a apostar nas vias cicláveis, com a extensão da via ente Angeja e Frossos, e os transportes coletivos serão valorizados, com a criação de circuitos e rotas flexíveis na sede do Concelho e restantes freguesias.
          A Câmara Municipal vai continuar a renovar a sua frota automóvel, adquirindo veículos elétricos, e a apostar na eficiência energética dos equipamentos municipais, com a Piscina Municipal de Albergaria-a-Velha a ser alvo de uma intervenção em 2019. Ainda na área do ambiente, destaca-se a implementação de diversas iniciativas de valorização da Pateira de Frossos.
          Atrair mais investimento, incrementar a capacidade competitiva do Município e das suas empresas e aumentar a atratividade do Concelho, promovendo o emprego, são outros grandes objetivos para o próximo ano. Assim, a Câmara Municipal vai avançar com o processo de infraestruturação de novos arruamentos na Zona Industrial, criando melhores condições para a captação de mais empresas e a ampliação das existentes. “A ampliação e requalificação da Zona Industrial será uma das prioridades, e que pela sua dimensão e importância para o desenvolvimento do nosso Município concentrará uma parte importante dos recursos financeiros”, explica António Loureiro.
          Finalmente, as áreas da Ação Social e Educação mantêm-se fundamentais para o Executivo, que prevê concretizar, em 2019, o Plano de Desenvolvimento Social e o Plano Municipal da Juventude, bem como implementar novas atividades nos vários ciclos de ensino no âmbito da Agenda Municipal de Educação, como a segurança rodoviária, a intervenção ambiental e o pensamento computacional e programação em robótica.           



Aveiro Digital Portugal Digital Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Europa - O portal da União Europeia Créditos
Comentários e sugestões: informatica@cm-albergaria.pt ou info@cm-albergaria.pt
Copyright © 2018 Câmara Municipal de Albergaria