Português
  • Agenda de Eventos
  • Proteção Civil e Florestal
  • a minha rua
  • SIG
  • GEPE
  • Ofertas de Emprego - GIP
  • Central de Compras
  • VortalGOV
  • AME
  • AME - plataforma

ok
PréPOP põe crianças do pré-escolar a pedalar

 

          “…Município de Albergaria-a-Velha vai colocar crianças do pré-escolar a andar de bicicleta, a brincar às cidades e a reciclar, tudo no mesmo projeto, e imagine-se até vão ser motivadas a utilizar os seus parques, de faz de conta, de carregamento elétrico para no futuro saberem como usar as energias limpas no seu dia-a-dia…”
          Isto é o PréPOP, a quarta fase do inovador programa MOB.A - Mobilidade Operacional Bicicleta Albergaria, lançado pelo Município em março de 2017, e que visa promover a utilização de meios de transporte mais sustentáveis e amigos do ambiente. A apresentação está marcada para o dia 29 de novembro no Jardim-de-Infância de Albergaria-a-Velha, pelas 10h00, seguindo-se a distribuição de kits pelos vários estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública do concelho.
          Serão mais de 80 balance bikes, um tipo de bicicleta especifica para aprendizagem que não utiliza pedais, e outros tantos capacetes que as 264 crianças, entre os dois e os cinco anos, irão ter a disposição para aprenderem a andar  e ganharem a destreza necessária para crescerem já imbuídos do espirito necessário ao uso da bicicleta em segurança e com enorme sensibilidade para com o meio ambiente.
          Para que o projeto fique completo será incluído um manual que ensina a recriar uma pequena cidade com edifícios, obstáculos, pontes e até um sistema de (faz de conta) para carregamento elétrico das bicicletas, tudo realizado com o reaproveitamento de caixas de papelão, algo que permite moldar as crianças para o futuro no que toca aos meios de transporte que irão utilizar e onde os combustíveis fosseis deixarão certamente de ser utilizados. Uma mentalização dos mesmos que a brincar se gera uma forte componente educativa e ambiental.
          Esta atividade pode ser realizada no exterior, mas caso não existam condições climatéricas favoráveis, pode também ter lugar no interior das salas de aulas com o acesso aos cenários realizados em papelão e com as crianças divididas em tarefas que uma cidade tem.
          Como fator final, saber que todo este processo será realizado por cada escola, com o apoio das educadoras e das crianças, criando um elo muito importante entre o futuro dos mesmos na sua vida associada à mobilidade suave e clicável além dos processos de reaproveitamento de materiais, e de criatividade que os mesmos desenvolverão com todo o processo construtivo em redor do PréPOP.
          Este projeto foi desenvolvido pela NunoZamaro indústrias, agência especializada em projetos de mobilidade suave e clicável, e contará com o apoio da Associação Patrulheiros,  responsável pelo desenvolvimento de atividades de promoção para o uso da bicicleta inserido em todo o programa do MOB.A.
          O programa MOB.A -Mobilidade Operacional Bicicleta Albergaria inclui já um sistema público de utilização gratuita de bicicletas, o Programa Operacional Pedalar (POP) para os alunos do 1.º Ciclo,  e os Patrulheiros que fazem um trabalho de patrulhamento e intervenção voluntária em bicicleta, em áreas de grande interesse ambiental do Concelho. Como forma de aumentar ainda mais a aposta na mudança de mentalidades na mobilidade suave e clicável o Município decidiu seguir para a quarta fase do programa de Mobilidade do concelho, introduzindo os PréPOP.              




Data:21-11-2018
Aveiro Digital Portugal Digital Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Europa - O portal da União Europeia Créditos
Comentários e sugestões: informatica@cm-albergaria.pt ou info@cm-albergaria.pt
Copyright © 2019 Câmara Municipal de Albergaria