Português
  • Agenda de Eventos
  • Proteção Civil e Florestal
  • a minha rua
  • Espaço Saúde
  • SIG
  • GEPE
  • Ofertas de Emprego - GIP
  • VortalGOV
  • PME
  • PME - plataforma

ok
Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa inaugurou primeiros Espaços Cidadão do Concelho

 

          A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, inaugurou ontem os Espaços Cidadão de Albergaria-a-Velha e da Branca, os primeiros a serem criados no Concelho. Nos novos balcões de atendimento, os munícipes podem tratar de diversos assuntos essenciais, de forma cómoda e prática, num único local.
          António Loureiro, Presidente do Município de Albergaria-a-Velha, referiu que uma nova forma de serviço público, que privilegia a relação de proximidade entre administração e cidadãos, tem vindo a ganhar força nos últimos anos. Numa época em que os municípios assumem cada vez mais competências, com um grau de exigência de qualidade e eficiência elevado, o autarca frisou que Albergaria-a-Velha não pode deixar de entrar nesta dinâmica. “O nosso objetivo é oferecer serviços mais qualificados aos nossos cidadãos e empresas, agilizando processos, diminuindo custos de contexto e aumentando a qualidade dos serviços públicos prestados”.
          António Loureiro defendeu que o Município deve criar todas as condições para atrair e fixar pessoas, empresas e que a parceria com a Administração Central é essencial para que tal aconteça. No entanto, o trabalho colaborativo deve também incluir a questão das infraestruturas e, neste ponto, o autarca pediu à ministra para ajudar na reivindicação de um novo traçado para a A32, que não prejudique o Concelho.
          Maria Manuel Leitão Marques, descendente de Albergarienses, afirmou que é “sempre uma emoção poder voltar a casa”, ainda mais, quando é para inaugurar um serviço público que considera ser o mais importante. Para a ministra, o Espaço Cidadão é um claro exemplo de como se pode fazer a reforma do Estado com a colaboração das autarquias e das juntas de freguesia. “Tornamos o nosso Estado mais moderno e não deixamos ninguém para trás; todos lucramos, todos beneficiamos com o Espaço Cidadão”. Maria Manuel Leitão Marques explicou que o Governo pretende criar mais 172 espaços em todo o país e que os balcões atuais já atenderam mais de 4 milhões de pessoas. “Este é o verdadeiro serviço público do século XXI”, concluiu.
          Em relação à questão do novo traçado da A32, a ministra afirmou que iria transmitir a preocupação do Município aos colegas do Governo e que estaria sempre disponível para trabalhar em parceria para garantir melhores respostas aos cidadãos. 
          O Espaço Cidadão de Albergaria-a-Velha está aberto de segunda a sexta, das 09h00 às 13h00. Já o Espaço Cidadão da Branca funciona às terças e quintas, das 14h00 às 17h00. A rede de Espaços Cidadão é coordenada, a nível nacional, pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa e disponibiliza, aproximadamente, 200 serviços públicos à população, entre os quais: Renovação da Cartão de Condução; Entrega de despesas ADSE; Emprego e Formação Profissional; Alteração de morada no Cartão de Cidadão;  e muitos outros.




Data:26-07-2018
Aveiro Digital Portugal Digital Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Europa - O portal da União Europeia Créditos
Comentários e sugestões: informatica@cm-albergaria.pt ou info@cm-albergaria.pt
Copyright © 2018 Câmara Municipal de Albergaria