Português
  • Agenda de Eventos
  • Proteção Civil e Florestal
  • a minha rua
  • Espaço Saúde
  • SIG
  • GEPE
  • Ofertas de Emprego - GIP
  • VortalGOV
  • AME
  • AME - plataforma

ok
Município de Albergaria-a-Velha disponibiliza serviço de bicicletas gratuitas

 

 

          A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha inaugurou, no dia 10 de maio, um sistema de bicicletas partilhadas, de utilização gratuita, no centro da cidade. O novo serviço integra o MOB.A – Mobilidade Operação Bicicleta de Albergaria-a-Velha, um projeto que visa potenciar uma cultura diferente de mobilidade sustentável e que é desenvolvido em parceria com a Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior.
          Com o sistema de partilha de bicicletas, o Município quer promover a utilização deste meio de transporte nas pequenas deslocações, contribuindo para a diminuição da poluição no centro urbano e o aumento da saúde e qualidade de vida dos munícipes, através da prática de exercício físico.
          As bicicletas MOB.A, num total de 30, estão já disponíveis numa bOx própria, junto à Piscina Municipal de Albergaria-a-Velha. Podem ser utilizadas, de forma gratuita, por cidadãos maiores de idade, sendo apenas necessário fazer um registo no local e entregar um termo de responsabilidade. Os menores de idade só podem levantar uma bicicleta quando devidamente autorizados pelo seu representante legal.
          A utilização das bicicletas está sujeita a um período máximo de quatro horas, salvo quando solicitado por escrito à Câmara Municipal e devidamente autorizado. O levantamento e entrega só podem decorrer durante o horário de abertura da bOx, que é o seguinte: segunda a sexta (exceto feriados), das 9h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00; sábado, das 9h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00; e domingo, das 9h00 às 13h00.
          Para os munícipes que ainda não se sentem à vontade para guiar uma bicicleta, o Município vai dinamizar sessões de aprendizagem e destreza no uso da bicicleta no espaço da Incubadora de Empresas, em datas a definir.
          O sistema de bicicletas partilhadas é o terceiro e último vetor do projeto MOB.A, que arrancou no verão de 2017, com a criação dos “Patrulheiros”, um grupo de jovens voluntários que se deslocam pelo território, sobre duas rodas, reportando ocorrências nas áreas florestais e auxiliando os peregrinos do Caminho de Santiago e de Fátima na sua passagem pelo Concelho. No Dia Mundial da Bicicleta, que decorreu a 19 de abril, foi apresentado o segundo vetor, designado POP – Programa Operacional Pedalar, que visa ensinar as crianças dos jardins-de-infância e 1.º Ciclo a utilizarem, com segurança, a bicicleta. Na primeira atividade prática, que decorreu na Escola Básica de Albergaria-a-Velha, participaram cerca de 100 crianças.
          As normas de funcionamento e utilização do sistema de bicicletas partilhadas de Albergaria-a-Velha podem ser consultadas aqui.         




Data:11-05-2018
Aveiro Digital Portugal Digital Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Europa - O portal da União Europeia Créditos
Comentários e sugestões: informatica@cm-albergaria.pt ou info@cm-albergaria.pt
Copyright © 2018 Câmara Municipal de Albergaria