Português
  • Agenda de Eventos
  • Proteção Civil e Florestal
  • a minha rua
  • Espaço Saúde
  • SIG
  • GEPE
  • Ofertas de Emprego - GIP
  • VortalGOV
  • PME
  • PME - plataforma

ok
Antiga Fábrica de Papel de Valmaior é tema de seminário sobre Património Industrial

 

 

          O Município de Albergaria-a-Velha, em parceria com a Universidade de Aveiro, organiza a 20 de março, pelas 14h30, um seminário sobre Património Industrial, inserido nas comemorações do Ano Europeu do Património. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória para biblioteca@cm-albergaria.pt.
          O seminário tem como objetivo discutir a importância de preservar o património como elemento dinamizador da economia e da sociedade, através do seu potencial direto e indireto. É o primeiro de um ciclo a decorrer em vários concelhos com quais a Universidade de Aveiro tem parcerias, tendo cada evento um tema específico. Em Albergaria-a-Velha, vai-se falar sobre a Antiga Fábrica de Papel de Valmaior na Biblioteca Municipal.
          Tendo começado a laborar em 1872, a Fábrica de Papel de Valmaior foi uma das primeiras empresas industriais a instalarem-se no Concelho, com a mais moderna maquinaria existente na Europa. Dois anos após o início de atividade, já empregava 120 trabalhadores, que transformavam caruma e serradura de pinheiro em papel, que depois era utilizado em diversas publicações periódicas e jornais, como O Século. A fábrica fechou portas em 1999.
          O seminário vai contar com as intervenções de Delfim Bismarck, Historiador e Vice-Presidente do Município de Albergaria-a-Velha, Cláudia Redondo, Investigadora do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro (UA), e Alice Tavares, Arquiteta e Investigadora no Departamento de Engenharia Civil, também na universidade aveirense. O debate é moderado por Ana Veloso, professora no Departamento de Comunicação e Arte da UA.
          A sessão de abertura do seminário conta com as presenças de António Loureiro, Presidente do Município de Albergaria-a-Velha, Paula Silva, Diretora Geral da Direção Geral do Património Cultural, e Aníbal Costa, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro.      




Data:13-03-2018
Aveiro Digital Portugal Digital Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Europa - O portal da União Europeia Créditos
Comentários e sugestões: informatica@cm-albergaria.pt ou info@cm-albergaria.pt
Copyright © 2018 Câmara Municipal de Albergaria