Português
  • Agenda de Eventos
  • Proteção Civil e Florestal
  • a minha rua
  • Espaço Saúde
  • SIG
  • GEPE
  • Ofertas de Emprego - GIP
  • VortalGOV
  • AME
  • AME - plataforma

ok
Cineteatro Alba recebeu sessão distrital do Parlamento dos Jovens

 



 

          Cerca de 120 estudantes do ensino básico do distrito de Aveiro estiveram reunidos na tarde de 6 de março no Cineteatro Alba para a fase distrital do Parlamento dos Jovens 2018.
          No evento, que contou com a participação de 39 escolas, o tema em discussão foi a Igualdade de Género, considerado pela Organização das Nações Unidas como um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Do concelho de Albergaria-a-Velha, participaram três estudantes do Colégio de Albergaria.
          “Acreditamos que, apoiando ações de discussão e debate, estamos a promover uma cultura de participação ativa, de literacia política e de aprofundamento de diálogo entre gerações e quadrantes ideológicos”, afirmou António Loureiro, Presidente do Município, na sessão de abertura. O autarca Albergariense exortou os jovens a terem um papel mais importante na sua comunidade, de forma a construir uma melhor sociedade. Das discussões públicas dos regulamentos municipais, aos orçamentos participativos, António Loureiro deu vários exemplos de iniciativas onde os jovens podem fazer ouvir a sua opinião.
          Marcaram também presença na sessão de abertura Porfírio Silva, deputado da Assembleia da República pelo Partido Socialista, Mário Branco, Presidente da Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha, e Catarina Mendes, Vereadora da Educação.
          O Parlamento dos Jovens, que vai na sua 23.ª edição, visa educar para a cidadania, dando a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo dos cidadãos portugueses. Entre os objetivos do programa escolar, que são definidos pela Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, contam-se ainda a promoção do debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões.
          Na sessão do distrito de Aveiro foram aprovados os Projetos de Recomendação a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens e elegidos os deputados estudantes que os vão representar na última fase, a decorrer na Assembleia da República. Em Lisboa, onde estarão reunidos os deputados jovens de todo o País, será aprovado, após debate em Comissões e em Plenário, a Recomendação final sobre o tema desta edição do Parlamento dos Jovens.         




Data:06-03-2018
Aveiro Digital Portugal Digital Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Europa - O portal da União Europeia Créditos
Comentários e sugestões: informatica@cm-albergaria.pt ou info@cm-albergaria.pt
Copyright © 2018 Câmara Municipal de Albergaria