Português
  • Agenda de Eventos
  • Proteção Civil e Florestal
  • a minha rua
  • Espaço Saúde
  • SIG
  • GEPE
  • Ofertas de Emprego - GIP
  • VortalGOV
  • PME
  • PME - plataforma

ok
Festival “Dos Modos Nascem Coisas” anima centro da cidade de Albergaria-a-Velha

 

 

          A terceira edição de “Dos Modos Nascem Coisas – Festival de Fazedores de Arte” vai animar a Alameda 5 de Outubro entre os dias 15 e 17 de setembro. O evento cultural é coproduzido pela AlbergAR-TE – associação cultural e a Câmara Municipal, com a parceria da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, e procura aproximar criadores e público, através de diversas atividades com acesso livre, como exposições, concertos, teatro, performances, circo e tertúlias.
          A abertura do festival tem lugar às 18h00 do dia 15, com a inauguração da exposição de Artes e Ofícios Contemporâneos no Cineteatro Alba. Para além de obras de diversos artistas, a mostra inclui um núcleo de fotografias do Mira Forum e a exposição “Elementos à Solta”, que reúne obras baseadas no livro “Os Bichos”, de Miguel Torga. Na Alameda 5 de Outubro, o Mercado das Coisas apresentará produtos regionais e biológicos, artesanato, design, joalharia, artigos vintage, livros, ente outros produtos e serviços, durante os três dias do evento.
          A noite será marcada por diversos espetáculos, com destaque para o concerto com Rão Kyao, às 22h00. Antes, pelas 21h15, a Companhia Erva Daninha traz o circo contemporâneo ao centro da cidade com “E_nxada”. A poesia de Olinda Beja e a música do escocês Malcolm Macmillian fazem ainda parte da programação da primeira noite, que encerra com o DJ Johny Red.
          Ao longo do fim de semana, vão ser dinamizadas várias oficinas artísticas, nas quais se pode participar mediante inscrição e o pagamento de uma taxa. Estórias Tecidas, Pintura, Máscaras, Chapéus, Origamis, Olaria, Qi Gong, Meditação Tribal e Meditação Chakra do Coração são as áreas propostas. No sábado e domingo, também vai haver espaço para a conversa e a troca de experiências, sempre às 15h00. No sábado, o tema é “Dos Modos de Criação à Inovação” e, no dia seguinte, “A Importância da Criação Artística na Educação e na Animação Sociocultural”.
          Em termos de espetáculos, no sábado há animação de rua com os Animadixie, teatro com “Mira! Mira! Miró, Mirando”, de Art’Imagem, cinema com a projeção do filme “Antes que a Noite Venha”, de Joaquim Pavão, e Jazz com o coletivo Big Fun. À noite, a partir das 21h15, o público pode assistir à performance em cerâmica “Desalinhados” e o concerto da Orquestra (IN)Quieta, constituída por 60 músicos profissionais e amadores locais. 
          No domingo, o programa inclui o teatro para crianças “Pseudo-Soleil”, Canto Lírico com Mário Ferreira e Ana Leonardo, música com o cantautor Rui Oliveira, circo contemporâneo com “Inconstantes Des/equilíbrios” do grupo Quando Sais à Rua, a magia do Sr. Vitorino e, a encerrar o festival, a percussão e acordeão de Harida e Tarika.
          Com a exceção das oficinas artísticas, cujos preços de inscrição variam entre os três e os dez euros, todas as atividades desenvolvidas no Festival são de entrada livre. Mais informações sobre “Dos Modos Nascem Coisas” podem ser encontradas em www.albergar-te.com.                




Data:07-09-2017
Aveiro Digital Portugal Digital Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Europa - O portal da União Europeia Créditos
Comentários e sugestões: informatica@cm-albergaria.pt ou info@cm-albergaria.pt
Copyright © 2017 Câmara Municipal de Albergaria