|

|
Albergaria-a-Velha recebeu a 18 de julho o 28.º Encontro de Veículos Elétricos. Oriundos de vários pontos do país, carros e motas movidos a energia elétrica estiveram a carregar baterias no centro da cidade, junto ao Cineteatro Alba.
O Concelho de Albergaria-a-Velha é um ponto estratégico na mobilidade elétrica, tendo em conta que é um local de confluência das principais vias que atravessam o país, no sentido norte-sul e este-oeste. A1, A25, A29, N1/IC2 são algumas dessas vias. No entanto, ainda não dispõe de pontos de carregamento públicos para estes veículos.
António Loureiro aponta para a importância de se fomentar a mobilidade elétrica e não descarta a possibilidade de serem criados postos de carregamento em Albergaria ou de equipar a frota automóvel do Município com veículos elétricos. “Há vários aspetos a considerar, como a economia de combustível e diminuição das cargas poluentes”, considera o Presidente da Câmara Municipal.
No entanto, o Autarca refere que é fundamental instalar em Albergaria alguns pontos de carregamento, tendo em conta a sua posição estratégica no mapa. “Temos todo o interesse em receber os proprietários de veículos elétricos, até porque podem conhecer a cidade e o que temos para oferecer enquanto deixam os carros a carregar baterias”, salientou António Loureiro.
De acordo com Celestino Araújo, o organizador destes encontros informais de utilizadores de veículos elétricos, “ainda há muitos mitos sobre a mobilidade elétrica e, com estas viagens, pretendemos esclarecer as pessoas que estejam interessadas nestes veículos, esclarecer vários aspetos relacionados com a autonomia, a manutenção, a economia, entre muitas outras questões”. “Queremos mostrar a nossa experiência”, referiu.
Os veículos elétricos começaram a chegar a Albergaria-a-Velha logo de manhã e vieram de lugares tão distantes, como Évora, Lisboa, Amarante, Porto, Guimarães, Coimbra, Castro Daire e Valongo.
|