Português
  • Agenda de Eventos
  • Proteção Civil e Florestal
  • a minha rua
  • Espaço Saúde
  • SIG
  • GEPE
  • Ofertas de Emprego - GIP
  • VortalGOV
  • AME
  • AME - plataforma

ok
Manta gigante vai ser estendida no Parque do Areal, em Angeja

 

          Mais de 200 pessoas de 18 entidades do Concelho de Albergaria-a-Velha estão a construir uma manta gigante com vista a alertar a população para os maus tratos contra idosos. A iniciativa, coordenada pela Câmara Municipal, surge no âmbito da campanha “Tricota esta Ideia! – Uma Manta pelos Direitos dos Idosos”, apadrinhada pela Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.
          A ideia de construir uma manta gigante partiu do projeto Juntos Por Mais, que engloba 45 instituições do concelho de Oeiras, com valências na área de idosos. O trabalho efetuado pelos seniores daquele município foi apresentado no Parlamento e Assunção Esteves, reconhecendo o mérito da iniciativa, convidou outras autarquias a participar no projeto. A Câmara de Albergaria desafiou então as IPSS, escolas e associações do Concelho a tricotarem quadrados de 30 centímetros, que seriam depois reunidos numa manta que simbolizaria a luta pelos direitos dos idosos.
          Na próxima sexta-feira, pelas 14h00, os participantes das 18 entidades vão encontrar-se no Parque do Areal, em Angeja, para coser os mais de 530 quadrados tricotados em diferentes locais e que, juntos, deverão constituir uma manta com mais de 18 metros de comprimento e 2,7 metros de largura. Para além do convívio à volta da costura, a Oficina Trauteias & Rodopias do Programa Idade Maior e o grupo de Atividade Física Sénior apresentam uma demonstração.
          As entidades locais que participam no projeto são a APPACDM de Albergaria-a-Velha, Associação de Infância D. Teresa, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, Associação Humanitária Mão Amiga, Associação de Solidariedade Social de Alquerubim, Casa de Saúde de Santo António, os centros sociais e paroquiais de Albergaria-a-Velha, Angeja, Santa Eulália (Valmaior), São Vicente da Branca, a Cediara, Creche Helena Albuquerque Quadros, Colégio de Albergaria, Educalba, Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha, Probranca, Programa Idade Maior da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e Solar das Camélias.
          A manta gigante que vai ser unida no Parque do Areal será exposta na Quinta da Boa Vista/Torreão a 4 de julho, durante o Albergaria conVIDA, e depois enviada para Oeiras, onde será adicionada às mantas de outras instituições do País. 
          “Tricota Esta Ideia!” é uma campanha de sensibilização para os direitos dos idosos com o objetivo de consciencializar a sociedade civil para o aumento dos maus tratos, que devem ser travados com a aprovação de uma lei que enquadre a criação das Comissões de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Demência. No Concelho de Albergaria-a-Velha cerca de 18,6 por cento da população tem idade igual ou superior a 65 anos, havendo 117 pessoas idosas por cada 100 jovens.

          




Data:16-05-2015
Aveiro Digital Portugal Digital Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Europa - O portal da União Europeia Créditos
Comentários e sugestões: informatica@cm-albergaria.pt ou info@cm-albergaria.pt
Copyright © 2019 Câmara Municipal de Albergaria