Português
  • Agenda de Eventos
  • Proteção Civil e Florestal
  • a minha rua
  • Espaço Saúde
  • SIG
  • GEPE
  • Ofertas de Emprego - GIP
  • VortalGOV
  • PME
  • PME - plataforma

ok
Fundo documental do Arquivo Municipal ficou mais rico em dia de aniversário

 

          O Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha comemorou o seu sexto aniversário no dia 21 de novembro, tendo aproveitado a ocasião para celebrar mais nove protocolos de doação, cedência ou de depósito com munícipes e entidades locais.
           Para Delfim Bismarck, Vice-Presidente da Câmara Municipal e vereador responsável pela área, “se a Cultura é um bem essencial, a preservação da memória é igualmente muito importante. Não obstante a pouca visibilidade pública que os arquivos têm, o trabalho aqui realizado é de extrema importância para a preservação da memória coletiva de uma comunidade. Graças às inúmeras e importantes doações e depósitos que fomos tendo, o arquivo municipal, apesar de jovem, está hoje quase no limite das suas capacidades, sendo urgente começar a pensar num novo arquivo, com dimensões suficientes para uma verdadeira Casa da Memória. A nova documentação cedida no âmbito dos protocolos assinados vem enriquecer ainda mais o Arquivo Municipal. Aos doadores, o nosso agradecimento.”
           No dia de aniversário, forma assinados protocolos com os seguintes munícipes/ entidades: Duarte de Jesus Machado (doação de um fascículo do Jornal de Albergaria); António José Marques Moreira Vinhas (cedência de direitos de uso de imagem de 29 fotografias e 7 postais antigos); Junta de Freguesia de Angeja (doação de 303 fascículos do jornal O Século); José António Valente Ferreira (depósito a 5 anos de 98 fascículos da revista Ilustração Portugueza); Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha (depósito de 84 fascículos do Jornal de Albergaria); Mário Jorge de Lemos Pinto (doação de dois fascículos do jornal Gazeta de Albergaria); Jorge Manuel Lemos Silva (doação de 5 fotografias do Castelo e Palacete da Boa Vista e uma fotografia da Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha); Clube de Albergaria (depósito a 30 anos de 113 fascículos do jornal Beira Vouga); e Correio de Albergaria (doação de 40 fascículos do jornal Correio de Albergaria).
           Assinados os protocolos, Sandra Figueiredo, técnica responsável pelo Arquivo Municipal, fez um balanço do trabalho desenvolvido ao longo do último ano. Para além da média de 4250 registos informáticos mensais de documentação, foi feita a limpeza preliminar e a contagem de 140 000 chapas e películas (de um total de 204 000 imagens) do espólio da Foto Gomes, bem como a recolha de 100 000 documentos da Antiga Fábrica Alba, que irão ser inventariados. Em termos de arquivo fotográfico, foram digitalizadas 3000 fotografias em papel e a Biblioteca do Fundo Local foi disponibilizada online. Quanto à formação dos mais novos, o Arquivo Municipal realizou atividades para cerca de 480 crianças e jovens. Apresentado o muito trabalho efetuado em 12 meses, Sandra Figueiredo rematou, dizendo: “deixamos de ser o parente pobre! Obrigada a todos os que contribuam para que isso aconteça!"
           António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, felicitou a equipa do Arquivo Municipal pela forma como trataram e divulgaram a informação e acrescentou que “com estes protocolos, ficamos todos mais ricos, pois permitem que outros possam estudar e encontrar as nossas raízes, saber de onde viemos.” O autarca finalizou, afirmando que “é muito gratificante termos um arquivo como o de Albergaria-a-Velha!”

 




Data:25-11-2014
Aveiro Digital Portugal Digital Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Europa - O portal da União Europeia Créditos
Comentários e sugestões: informatica@cm-albergaria.pt ou info@cm-albergaria.pt
Copyright © 2017 Câmara Municipal de Albergaria