Português
  • Agenda de Eventos
  • Proteção Civil e Florestal
  • a minha rua
  • SIG
  • Balcão da Inclusão
  • Ofertas de Emprego - GIP
  • Central de Compras
  • VortalGOV
  • AME
  • AME - plataforma

ok
Festival Pão de Portugal com programa recheado

          Nos dias 16, 17 e 18 de maio, Albergaria-a-Velha vai transformar-se na capital nacional do pão com uma festival dedicado a este importante alimento. Na Quinta da Boa Vista, os visitantes vão poder conhecer, provar e comprar mais de 50 variedades de pão, mas há outros pontos de interesse no Festival Pão de Portugal – conversas, show cooking, degustações, música, cinema, exposições e atividades para os mais novos.
        Para conhecer melhor a História e a importância deste alimento tão simples, mas tão rico, o Festival propõe Conversas com Pão à Mesa, que contarão com a participação de nutricionistas, enólogos, chefes, padeiras, entre outros profissionais da área gastronómica. Evolução Histórica do Pão, A Cozinha e o Pão, O Pão como Identidade Cultural das Regiões, O Pão e o Vinho, O Pão na Dieta Mediterrânica e Albergaria e as suas Tradições são os temas destas conversas, que prometem revelações interessantes. Passando da teoria à prática, o Chef Hélio Loureiro e a Chef Luísa Ginoulhiac dinamizarão sessões de show cooking, confecionando pratos apetitosos e inspiradores, seguindo-se degustações tuteladas.
        Em termos de animação, o Festival vai privilegiar os talentos locais, oferecendo momentos musicais dos mais diversos géneros, do popular ao moderno Rock/ Pop. Coro Idade Maior, Mimos Dixie Band, Coro Despertar, A Espiga, Coro Canticis, Skypho, Miguel Rodrigues, Grupo Musical Branca Activa (Concertinas) e Grupo de Cantares de Santa Eulália são as propostas para os três dias. Para além da música, vai ser apresentada, no palco, uma recriação histórica que enaltece o modo tradicional de fabricar o pão.
         Na Biblioteca Municipal, há também pontos de interesse para quem visita o Festival. Para além de uma exposição sobre o Ciclo do Pão vão ser apresentados documentários sobre o Pão D´ Ul, os Moinhos do Fontão e Momentos do Pão no Cinema. Os mais novos não foram esquecidos e eles poderão contar com sessões de cinema infantil com filmes que giram à volta da comida. Destaque, ainda, para a presença do camião pedagógico do Museu do Pão, de Seia, onde os mais pequenos poderão ver o ciclo do pão, desde a moagem da farinha nos moinhos até à sua entrada no forno. No final, cada criança poderá fazer a sua própria lembrança em massa de pão, uma oferta do Museu do Pão.
         O Festival Pão de Portugal estará aberto ao público no seguinte horário:
        16 de maio: 14h00- 24h00
        17 de maio: 10h00- 24h00
        18 de maio: 10h00- 21h00
 




Data:15-05-2014
Aveiro Digital Portugal Digital Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Europa - O portal da União Europeia Créditos
Comentários e sugestões: informatica@cm-albergaria.pt ou info@cm-albergaria.pt
Copyright © 2019 Câmara Municipal de Albergaria