|

|
Centenas de pessoas marcaram presença na inauguração da Nova Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha que decorreu na tarde de 22 de junho. Com um investimento superior a 2,5 milhões de euros, este novo espaço vem completar e enriquecer a rede de equipamentos culturais do Município, de acordo com a estratégia definida na Nova Agenda para a Cultura e Criatividade.
José Licínio Pimenta, Vereador da Cultura, confessou ser um dia especial para a comunidade Albergariense na medida em que todo o processo de criação da Nova Biblioteca foi um trabalho extraordinário de envolvimento coletivo, em que se somaram as várias sensibilidades, desde a arquitetura, a educação, a inclusão social e a cultura. Para o autarca, existem quatro equipamentos fundamentais para o desenvolvimento cultural do Município e afirmou estar orgulhoso por, em cerca de dez anos, ter contribuído para colocar ao serviço da comunidade três deles: o Arquivo Municipal, o Cineteatro Alba e a Nova Biblioteca Municipal. Em relação ao último equipamento – o Museu – José Licínio Pimenta disse estarem já lançadas as bases para a criação de um espaço de nova geração, capaz de atrair público e ser sustentável.
O Presidente da Câmara Municipal, João Agostinho Pereira, afirmou que “em termos culturais é, seguramente, um dos dias mais importantes, na medida em que se abre uma nova porta para a apropriação de conhecimento e acesso à informação!”. No seu discurso perante um Salão Nobre esgotado, o autarca descreveu o processo moroso de criação deste novo espaço cultural e mostrou orgulho pelo trabalho feito: “a biblioteca tem já cerca de três mil leitores fidelizados, que visitam o espaço regularmente para requisitar novos livros; promove iniciativas inovadoras, indo ao encontro das novas tendências e públicos”. Para João Agostinho Pereira, “o futuro da Biblioteca passará pela promoção da leitura e pela capacidade de educar e guiar as pessoas na avaliação e seleção de fontes de informação” mas será, ainda, um espaço de coesão e inclusão social, com condições de igualdade de acesso aos espaços e às atividades. Na verdade, a Câmara Municipal já está a trabalhar no processo de certificação em acessibilidade total, pelo que se prevê que a Biblioteca Municipal seja a primeira do País a possuir este certificado. Finalmente, o Presidente da autarquia Albergariense agradeceu a dedicação, a visão estratégica e a capacidade de liderança do Vereador da Cultura, José Licínio Pimenta; “a Nova Agenda para a Cultura e Criatividade ficará para a história deste concelho como demonstração da sua competência, conhecimento e capacidade de trabalho!”
Após a cerimónia solene, foi inaugurada a primeira exposição da Nova Biblioteca Municipal concebida por dois talentosos criativos de Albergaria-a-Velha. A Cor das Palavras – Vamos Sonhar com Lucidez, de Ricardo Oliveira e Artur Oliveira, tem como tema central os sonhos e é um projeto que associa a pintura e a poesia, demonstrando a possibilidade de se transmitir a mesma mensagem com linguagens diferentes.
O dia acabou com uma visita aberta pelos vários espaços da Biblioteca, que contou com a presença de ilustres convidados do passado. Eugénio de Andrade, Luís de Camões, Florbela Espanca e Fernando Pessoa saltaram das páginas dos livros e recitaram textos bem conhecidos, criando uma dinâmica própria com os visitantes do século XXI, numa produção do Conservatório de Música da Jobra.
Na primeira semana de abertura, e em articulação com o ALBERGARIA conVIDA 2013, a Nova Biblioteca apresentará uma mão-cheia de atividades e um horário especial: 5ª feira a domingo – das 14h00 às 21h00. A partir do dia 1 de julho, funcionará em horário normal, ou seja: 3ª a 6ª feira – das 10h30 às 19h00; sábado – das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00. A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha encerra ao domingo e à segunda-feira.
|