Português
  • Agenda de Eventos
  • Proteção Civil e Florestal
  • a minha rua
  • Espaço Saúde
  • SIG
  • GEPE
  • Ofertas de Emprego - GIP
  • VortalGOV
  • AME
  • AME - plataforma

ok
Inauguração da Nova Biblioteca Municipal de Albergaria

           É já na tarde de 22 junho (16h00) que é inaugurada a Nova Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros que surge do restauro e ampliação do Palacete da Quinta da Boa Vista e Torreão. 
          Trata-se de um equipamento com características especiais, onde a arquitetura do edifício, o seu Torreão, as Telas que decoram uma das salas, da autoria de Domingos Costa (1910), e os tetos da mesma época lhe conferem uma identidade própria e única. Neste mais recente espaço cultural, cujo modelo de funcionamento foi também enquadrado numa estratégia inovadora, concebida no âmbito da Nova Agenda para a Cultura e Criatividade do Município, para além das áreas de leitura dedicadas às diferentes faixas etárias (adulto, infantil e juvenil), que vão contar com mais de 24 000 novos títulos no seu acervo bibliográfico, a Biblioteca vai disponibilizar uma zona multimédia, bebeteca, um salão nobre para conferências e outros eventos, um átrio para receções e exposições, um pátio exterior que funciona como extensão das zonas de leitura e um generoso depósito que funcionará em articulação com o Arquivo Municipal, onde está já o arquivo fotográfico cedido pela Foto Gomes, para além das áreas de trabalho interno.
          No dia de abertura, logo após a cerimónia solene, vai ter lugar a inauguração da exposição A Cor das Palavras de Artur Oliveira e Ricardo Oliveira, pelas 17h00. Nesta mostra, que coloca em diálogo a pintura e a poesia, vão ser apresentadas algumas abordagens possíveis para a dimensão dos sonhos na nossa vida e que são “um alimento essencial para a fruição de se estar vivo”. No dia inaugural há, ainda, uma visita aberta com Espaços e Autores, uma atividade dinamizada pelos alunos do Conservatório de Música da Jobra. Os autores vagueiam pela nossa memória e citam versos ou frases que nos inspiram. Uma vez lidos, ficam sempre lá e, sem nos olhar ou interpelar, vão ocupando os espaços, incutindo-nos emoções, por vezes não conformes, mas sempre verdadeiras.
         O programa de inauguração da Nova Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha não vai estender-se ao longo de um mês, de modo a que a comunidade local, em especial as famílias, possa participar e viver várias iniciativas diferentes. Nas tardes de 28, 29 e 30 de junho, nos espaços exteriores, a Útero - Associação Cultural apresenta Na Rua, um “pequeno teatro” onde um performer e um espetador desenvolvem uma relação íntima num objeto oval, que “engole”, por completo, as suas cabeças, enquanto se ouvem as palavras de José Luís Peixoto. Já no dia 14 de julho, pelas 14h00, vai decorrer uma Oficina de Construção de Adereços, em que é proposta a criação de adereços de vestuário a partir das personagens do espetáculo Baile de Histórias, em diálogo com o universo de Paula Rego. Mais tarde, pelas 16h30, o Baile sai à rua num “espetáculo multidisciplinar com uma curiosa componente performativa que coloca o espetador no lugar de ator/ bailarino levando a uma reflexão, ainda que inconsciente, da semiótica do corpo, que se destaca da cena.” Estas duas atividades são uma produção PéDEXUMBO, sendo que as inscrições para a Oficina de Construção de Adereços decorrem até 12 de julho.
          No primeiro mês de abertura da Nova Biblioteca Municipal não podiam faltar os tradicionais momentos de partilha familiar à volta da magia das histórias. Assim, nas tardes de 29 e 30 de junho, pelas 16h00, pais e filhos podem conhecer as aventuras de Rita, uma borboleta muito atrevida criada por Rachel Chaundler. Já no dia 6 de julho, pelas 11h00, vai ser dinamizada a primeira sessão de Aos Sábados, Conto Contigo! no novo espaço cultural. A história desta manhã é Moncho e a Mancha, de Kiko Dasilva, que convida os mais novos a descobrirem o segredo das pinturas de um menino que adora a arte.
        A participação nas atividades inseridas no Programa Inaugural da Nova Biblioteca Municipal é gratuita!

 




Data:13-06-2013
Aveiro Digital Portugal Digital Programa Operacional Sociedade do Conhecimento Europa - O portal da União Europeia Créditos
Comentários e sugestões: informatica@cm-albergaria.pt ou info@cm-albergaria.pt
Copyright © 2018 Câmara Municipal de Albergaria