|
Uma caça ao tesouro em família, uma exposição e a assinatura de protocolos marcaram as comemorações do 3º aniversário do Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha (AMA), que decorreram nos dias 20 e 21 de Novembro.
No Domingo, promoveu-se o convívio intergeracional com o “Em Busca do Arquivo Municipal – Famílias”. Neste jogo de descoberta dos documentos que compõem a memória colectiva do Município, pais e filhos percorreram as diferentes divisões do Arquivo, desvendando o que se faz em cada uma delas. Pesquisar jornais antigos em formato digital, arquivar contratos e orçamentos no depósito, decifrar as informações contidas em documentos centenários ou enumerar os diferentes instrumentos de tratamento e limpeza de papéis foram apenas algumas das tarefas que as famílias tiveram que fazer em conjunto para chegar ao desejado “tesouro”. No final, venceu a família Barreira, que levou para casa um jogo Pictionary, para prolongar este espírito de convívio familiar.
Já na Segunda-feira, dia 21, a comemoração assumiu um carácter mais solene com a celebração de quatro protocolos; Fausto Macedo da Silva (jornais, partituras e monografia), Maria Manuela Pinho Ferreira (fotografias e bilhetes postais) e o Sport Club de Alba (jornais antigos e cartões de antigos atletas) cederam, a título de depósito, vários documentos importantes para a compreensão da História e dinâmica do Município. Já com Duarte de Jesus Machado foi celebrado um protocolo de cooperação, oficializando uma relação de parceria profícua que tem contribuído para o enriquecimento do acervo fotográfico e documental do Arquivo Municipal, um trabalho voluntário que o Vereador responsável pelo AMA, José Licínio Pimenta, classificou de “exemplo de cidadania”!
Alguns dos documentos cedidos ao Arquivo Municipal, no âmbito dos protocolos assinados, contribuíram para a organização da exposição “S.C. Alba: 70 anos de História”, cuja inauguração decorreu após a cerimónia oficial e que contou com várias figuras ligadas à história da colectividade, nomeadamente António Augusto Martins Pereira e o actual Presidente, Carlos Coelho. Fotografias antigas, troféus, camisolas, merchandising e outros objectos compõem esta mostra que pretende mostrar a dinâmica do Alba ao longo de sete décadas, tornando-se no maior embaixador da terra em muitas ocasiões, especialmente no futebol. A exposição está aberta à comunidade, no Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha, até ao dia 30 de Dezembro.
|