|

|
Com o objetivo de fazer o levantamento e estudo das potencialidades turísticas do Município de Albergaria-a-Velha para diferentes segmentos de mercado, a Câmara Municipal celebrou, no dia 21 de novembro, um Protocolo de Colaboração Institucional com o Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) de Aveiro.
No âmbito desta parceria, o IPAM vai desenvolver um estudo de mercado focalizado no segmento turístico espanhol e um estudo exaustivo sobre as potencialidades turísticas das diversas freguesias do Concelho, complementado com um plano estratégico que vise a promoção dessas mesmas potencialidades em diferentes segmentos específicos. Para além dos dois estudos, a instituição de ensino superior vai desenvolver e implementar um modelo assente em estratégias inovadoras de comunicação e de marketing que vá ao encontro das necessidades e expetativas dos segmentos considerados fundamentais para o projeto turístico do Município.
Uma particularidade deste acordo de parceria é que os estudos vão ser desenvolvidos no âmbito das unidades curriculares que compõem a licenciatura em Gestão de Marketing, pelo que a autarquia vai permitir que os alunos tenham um contacto mais direto com a realidade do trabalho, analisando situações concretas e não apenas cenários hipotéticos criados em contexto de sala de aula. Desta forma, a experiência formativa dos estudantes fica mais rica, tornando-os mais aptos a enfrentarem os desafios de um mercado laboral altamente competitivo, que exige profissionais qualificados.
O Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, afirmou estar muito satisfeito com a celebração deste protocolo com uma instituição de referência a nível nacional. O autarca considera que o Concelho tem muitas potencialidades turísticas que ainda não foram devidamente exploradas, especialmente, no que diz respeito ao património natural; o turismo ambiental e de natureza, segundo António Loureiro, tem um potencial enorme em termos económicos, daí ser fundamental saber aproveitar os recursos existentes. Para além das belezas naturais, Albergaria-a-Velha tem outros elementos capazes de se transformarem numa mais-valia em termos turísticos, tais como o património molinológico, os Caminhos de Peregrinação de Santiago e Fátima, o património arqueológico, ferroviário, sem esquecer, a arquitetura popular, as capelas, a gastronomia e as tradições.
Para Delfim Bismarck, Vice-Presidente e Vereador responsável pela área do Turismo, este protocolo “vem ao encontro das necessidades do Município, uma vez que este ainda se encontra por explorar e desenvolver em termos turísticos. Desde o património natural, ao cultural, gastronómico e intangível, as potencialidades do concelho de Albergaria-a-Velha são imensas, e a sua localização privilegiada coloca esta temática como uma das prioridades económicas deste executivo camarário”.
|