 |
Na manhã de 12 de Junho, o conhecido cantor/ compositor Sérgio Godinho visitou a Escola Básica de Albergaria-a-Velha para partilhar uma faceta que muitos desconhecem: o de escritor. Visivelmente satisfeito por poder aceitar o convite da Biblioteca Escolar, o músico português revelou alguns aspectos da sua actividade e foi presenteado com um espectáculo animado, protagonizado pelos estudantes.
Numa primeira parte, de conversa informal, Sérgio Godinho respondeu a perguntas colocadas pelos alunos e que giraram à volta do seu livro mais conhecido “O Pequeno Livro dos Medos”, onde também foi autor das ilustrações. O cantor revelou que o seu maior medo é perder alguém querido, mas afirmou que ter medo não é mau; os medos fazem parte de nós e são óptimos para mantermos o nosso instinto de sobrevivência apurado. A inspiração, explicou, vem de olhar para o mundo à volta, de conversar com as pessoas… No entanto, às vezes, demora muito tempo até estar satisfeito com o texto final que escreve. Quanto àquilo que prefere – escrever músicas ou livros – Sérgio Godinho confessou que gosta muito de música (a sua carreira já tem 38 anos!), só que sabe bem mudar de actividade de vez em quando.
Para homenagear o convidado especial neste dia, as crianças declamaram alguns poemas do “Pequeno Livro dos Medos” e cantaram algumas músicas do autor, tais como “Brilhozinho nos Olhos” ou “Dancemos no Mundo”. No final, ainda houve tempo para uma sessão de dança Hip Hop e a entrega dos Prémios “Top Leitor”, que distinguiram os estudantes que mais livros requisitaram na Biblioteca Escolar.
|